Pois é, hoje falarei sobre meu trabalho. Como muitos sabem sou transcritora braille*(que diabos é isso?).Transcritor é aquele que reproduz textos ou até imagem em um outro sistema de códigos, no meu caso o braille!É muito mais que traduzir como alguns pensam, o transcritor braille vê, sente, percebe e depois decodifica ao cego. Ambos, tanto o deficiente visual quanto o transcritor vêem a mesma coisa o que muda é o código. Por isso o transcritor é tão importante, é ele que capta a essência, os fonemas os números e sinais e representa numa outra forma, mais compreensível. (no meu caso o braille).
Poderia falar muito sobre como o sistema braille foi criado, e quem o criou, mas aqui não (si você se interessou procure na internet Louis Braille) vou decodificar em palavras, através do visual o que é o braille, o que o cego vê!Através de combinações de pontos o deficiente visual pode ler um livro fazer um cálculo e até ver uma figura porquê não?O braille é comunicação pura é a maneira de acesso mais real utilizada pelos cegos para conhecer o mundo. Descrever com palavras não chega aos pés de disponibilizar pontos que juntos formam a figura em questão. Aquela diferença fundamental: "uma coisa é alguém falar outra é você ver".
O braille realmente é uma linguagem complexa, que exige atenção e criatividade e PRINCIPALMETE (ao meu ver óbvio!), necessita de sensibilidade. Transcrever braille vai além do visual, tem de haver um elo entre o transcritor que vê e a essência do transcritor que percebe, e isso as vezes é muito difícil.Os livros didáticos brasileiros não ajudam a vida do deficiente visual, muito pelo contrário até dificulta. O sistema acadêmico também, e é ai que o transcritor entra, é ai que eu entro. Sou responsável e até coadjuvante do aprendizado dessa pessoa corajosa e guerreira, que trava todo dia uma batalha diferente com a educação "inclusiva brasileira" e suas dificuldades.E essa pra mim é uma oportunidade e tanto!
* somente os cegos podem tocar as palavras *
P.S. texto postado no fotolog anteriormente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário